Adolescentes alunos da Fundação Khaledy Henrique visitam a Usina Hidrelétrica de Estreito.

Palestra ressalta o período da Piracema, de novembro a fevereiro, época da reprodução dos peixes.

No dia primeiro de novembro, no período vespertino, adolescentes do curso de educação sexual visitaram a Usina Hidrelétrica de Estreito. No primeiro momento os alunos da Fundação Khaledy Henrique foram direcionados ao Centro de Visitantes para assistirem a um vídeo institucional apresentando o Consórcio Estreito Energia (CESTE) pelo engenheiro de pesca Ricardo Sony que trabalha com a ictiofauna (conjunto de espécies de peixes). Ricardo abordou a questão da piracema, período no qual a pesca é proibida (de novembro a fevereiro), devido ser a época de reprodução dos peixes, falou sobre a responsabilidade do consórcio em estar mitigando os impactos causados pela implantação da usina hidrelétrica, ressaltando os benefícios para os doze municípios atingidos, que compreendem a área do reservatório e do empreendimento, nos estados do Maranhão e no Tocantins, ressaltando também aspectos da segurança, sinalização e treinamentos.

Logo após a palestra os visitantes foram conduzidos ao viveiro de mudas nativas do cerrado, no qual a acadêmica do curso de engenharia agronômica, Érica Santos, explicou sobre as mudas, a coleta e plantio das sementes. Realizou uma doação de mudas para os alunos, todos agradeceram ficando felizes com o presente. Após esse momento foi oferecido um delicioso lanche e realizado um fechamento dos principais assuntos abordados, gerando uma reflexão. A visita finalizou as 16:00 horas com retorno para a Fundação Khaledy Henrique.

A Fundação Khaledy agradece ao Consórcio Estreito Energia pela recepção e parceria, contribuindo na formação e conhecimento dos jovens de Estreito (MA).