Publicado em

Alunos da APAE realizam belíssima apresentação em sensibilização ao Dia Nacional do Surdo no auditório da Fundação Khaledy.

Campanha busca divulgar a comunicação por meio de libras, a linguagem por meio de sinais.

No dia 17 de maio alguns alunos da APAE juntamente com a coreógrafa Heliane Rodrigues e a instrutora de libras Rita de Cássia apresentaram para toda a equipe e atendidos pela Fundação Khaledy a coreografia da música “Meu lugar”, da banda Onze Horas, em virtude da Campanha de sensibilização pelo Dia Nacional do Surdo. Com gestos apresentaram a linguagem por meio de libras, sua forma de comunicação com o mundo. Pois, algumas pessoas nascem com problemas auditivos, e não conseguem ouvir o que é dito pelos outros. Devido a deficiência auditiva a fala fica prejudicada e não são raros os casos em que ela não é desenvolvida. As pessoas que apresentam essa deficiência geralmente se comunicam através de gestos, numa linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem recebe a nomenclatura de Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS. 

Essa ação teve por objetivo divulgar a comunicação por meio de libras, a linguagem dos surdos e mudos. A linguagem é parte integrante no desenvolvimento do ser humano. A falta dela tem graves consequências para o indivíduo no que se refere ao seu desenvolvimento emocional, social e intelectual. A comunicação é um processo de interação no qual se compartilha mensagens, ideias, emoções e sentimentos, podendo influenciar ou não outras pessoas. No entanto, a comunicação nem sempre ocorre de forma clara, uma vez que há várias crianças, jovens e adultos com deficiência na audição e consequentemente na comunicação. 

Sobre comunicação, Sacks (2007, p.22 apud PINHEIRO, 2010, p. 18) afirma que: Ser deficiente na linguagem, para um ser humano, é uma das calamidades mais terríveis, porque é apenas por meio da língua que entramos plenamente em nosso estado e cultura humanos, que nos comunicamos livremente com nossos semelhantes, adquirimos e compartilhamos informações. Através da comunicação os seres humanos acumulam informações de todo tipo, proporcionando seu amadurecimento e desenvolvimento pessoal e social, além de possibilitar reinventar a cultura para além da realidade atual. Sendo assim, a linguagem permite uma comunicação ilimitada acerca de todos os aspectos da vida das pessoas, sejam elas surdas, deficientes auditivas ou não.

Dessa forma, a Fundação Khaledy Henrique agradece a parceria com a instituição APAE e parabeniza a direção, as professoras Heliane e Rita pelo belíssimo trabalho e apresentação dos alunos que emocionou a todos.


Alunos da APAE realizam belíssima apresentação em sensibilização ao Dia Nacional do Surdo no auditório da Fundação Khaledy.

Campanha busca divulgar a comunicação por meio de libras, a linguagem por meio de sinais.