Boi da Alegria e Grupo Recriar da Fundação Khaledy Henrique no Dia da Criança realiza apresentação no Movimento Multicultural promovido pela Companhia de Teatro e Dança Arte Livre em Porto Franco.

Crianças encantaram o público com a manifestação cultural do Bumba Meu Boi, patrimônio do nosso estado.

No dia 12 de outubro, dia da criança, o Grupo Recriar e o Boi da Alegria da Fundação Khaledy Henrique foram se apresentar no Movimento Multicultural realizado pela Companhia de Teatro e Dança Arte Livre (CIATDAL)" Transformando sonhos em arte" no Espaço Cultural Valdemar Gomes Pereira as 19:00 horas em Porto Franco. O evento apresentou teatro e dança na praça, nas ruas para a comunidade em geral, fomentando cultura, entretenimento, conhecimento e lazer, ressaltando o tema: “Educar é responsabilidade de quem?”.

A Fundação Khaledy preocupada em promover inclusão social e salvaguardar o saber fazer do patrimônio imaterial, resgatou a dança folclórica do bumba meu boi em Estreito, por ser um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste e ainda mais no estado. O bumba meu boi possui diversas denominações em todo o Brasil, no Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba meu boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco, boi-calemba, na Bahia, boi-janeiro, etc. O mesmo é resultado da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas. A dança misturada com teatro incorpora elementos da tradição portuguesa, com encenações de peças religiosas nascidas na luta da Igreja contra o paganismo. O costume da dança do bumba meu boi foi intensificado pelos jesuítas, que através das danças e pequenas representações, desejavam evangelizar os negros, indígenas e os próprios aventureiros portugueses. O Boi da Alegria da Fundação Khaledy encantou o público que participou do evento no Espaço Cultural.

A Fundação Khaledy Henrique agradece o convite e parceria do “Arte Livre”, se sente honrada em participar de tal projeto tão enriquecedor para a comunidade. Foi muito bacana a troca de experiências, assistir a peça apresentada, interagir com outro público, pois a apresentação motivou as crianças, elevou sua autoestima, sendo muito positivo o resultado.