Fundação Khaledy Henrique através do Projeto do Trânsito sensibiliza alunos e colaboradores sobre segurança no trânsito.

Palestra “A minha escolha faz a diferença” em parceria com os agentes de trânsito do município alerta sobre os riscos dos pedestres ao atravessar as ruas, da importância da atenção e do respeito à sinalização para prevenir acidentes.

No fim do mês de setembro, na Semana Nacional do Trânsito o curso do Reforço Escolar e o espaço da Brinquedoteca desenvolveram o tema com várias atividades de sensibilização com a finalização no dia 02 de outubro com a palestra “A minha escolha faz a diferença”, ministrada por Jamil Gomes de Sousa, acompanhado dos agentes Vilmar Pereira da Silva e Acácio Pereira da Silva. Ressaltou bastante a questão da responsabilidade do ser humano, pedestre, ao transitar nas vias públicas, observar e respeitar a sinalização, as cores do semáforo, ter muita atenção, de preferência utilizar a faixa para evitar acidentes, uso de cinto de segurança e capacete.

As professoras Adriana, Domingas e Maria realizaram com as crianças uma simulação de uma rua em sala, com carrinhos, faixa de pedestres, sinais, placas de trânsito, semáforo para ressaltar a atenção que temos de ter quando transitamos nas vias da cidade, de forma muito criativa e lúdica, os educandos aprenderam brincando.

Segundo o palestrante, pesquisas revelam que a educação no trânsito é o melhor caminho para a prevenção de acidentes e a preservação da vida; pois as mesmas demonstram que os principais fatores acidentogênicos são: fadiga e sonolência, que acarreta na falta de atenção, estresse, desrespeito a sinalização, e dirigir ou transitar sob influência de substâncias psicoativas (álcool, drogas), por isso, todo cuidado é pouco, temos sempre que estar na defensiva.

Na Brinquedoteca foi realizado o jogo do trânsito, coordenado pela acadêmica de pedagogia Fabiana Santos com o objetivo de apresentar situações de riscos de acidentes e como evita-los, no qual foi apresentado um jogo de tabuleiro com dados, cartas, cones de papel, bonecos e carrinhos, os alunos participaram divididos em grupos para vivenciarem esta alegre experiência, além da dinâmica do Bibi Fon Fon com gestos, sinais e palavras na qual os participantes seguiam o guarda de trânsito.

Parabéns as professoras pelo trabalho desenvolvido e a parceria de sucesso com os agentes de trânsito que aceitaram o convite para ministrarem a palestra de sensibilização.