Fundação Khaledy Henrique Comemora o Dia da Consciência Negra

Projeto Reviver realiza atividades com crianças e adolescentes levando conhecimento, combatendo a discriminação e o preconceito.

No dia 23 de novembro (Quarta-feira) o Projeto Reviver comemorou o Dia da Consciência Negra realizando diversas atividades com os alunos. O dia nacional da consciência negra foi instituído no ano de 2003, pelo projeto de lei 10.639. A partir deste ano, é comemorado em 20 de novembro, como uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. Este era o nome do local de refúgio de escravos (maioria afrodescendentes) mais conhecido pela grande resistência à escravidão, durante o período colonial do Brasil.

Com objetivo de combater a discriminação e o preconceito em sala de aula e nos meios do convívio social, consolidando conhecimentos acerca das sociedades africanas e subsidiar informações dentro da rede de ensino sobre a promoção da igualdade étnica e da inclusão social, a ação transformou o auditório da Fundação em um celeiro das manifestações culturais e artísticas que lembraram as lutas e desafios que os negros enfrentaram por muitas décadas, a miscigenação e personagens afrodescendentes com histórias de superação e persistência. O grupo Recriar apresentou uma dança com a música da Shakira Waka Waka animando todos os presentes no auditório da Fundação, em seguida foi passado um vídeo muito emocionante relatando que ninguém nasce racista. Pe. Almir Marques coordenador do Projeto Reviver, explanou sobre o vídeo de forma muito esclarecedora aos presentes. A turma do esporte mostrou sobre a vida de Usain Bolt através de slides, os quais foram impactantes. Os alunos do curso de informática mostraram a biografia de uma personalidade afrodescente muito importante, Barack Obama. Foi muito interessante assistir esta biografia pois, nem todos conheciam a origem do presidente mais bem votado em toda a história dos Estados Unidos e afrodescendente. A educação sexual abordou sobre os relacionamentos entre os afrodescendentes, o que ocasionou a miscigenação. Encerrando as atividades o coral cantou a música somos todos iguais, houve a entrega das lembranças  com mais uma apresentação do grupo Recriar com a música estilo Reggae, e finalizando com o lanche bolo de milho e mandioca relembrando a culinária afro.

Revelando a riqueza da cultura africana é possível combater preconceitos dos brancos e reforçar a autoestima dos negros. A Fundação Khaledy Henrique reconhece a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia, superando as dificuldades e desigualdades étnico-raciais.

Venha conhecer nossos projetos e tornar-se um parceiro da Fundação Khaledy Henrique, estamos aguardando sua visita.

Fundação Khaledy Henrique Comemora o Dia da Consciência Negra