Fundação Khaledy Henrique desenvolveu o Projeto: “Diga não ao trabalho infantil” - Brinquedoteca e o curso de Reforço Escolar sensibilizam crianças pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Foi realizada palestra, dinâmicas, produção de texto, trabalhada letra de música e inúmeras atividades para oportunizar uma reflexão sobre este tema com as crianças atendidas pela instituição.

No dia 12 de junho é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, uma data que, infelizmente, não pode ser esquecida, já que milhões de crianças em todo o mundo são exploradas e, até mesmo, escravizadas. A data serve como um alerta para as sociedades de todo o mundo e os organismos governamentais sobre a existência do trabalho infantil. Ela foi criada, em 2002, por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

No espaço da Brinquedoteca foi iniciado o tema com a palestra da voluntária Camila Martins que explicou muito bem para as crianças a problemática que envolve este assunto tão polêmico. Foi ressaltado inclusive que nos últimos 20 anos, com a adoção de políticas públicas voltadas a esse problema, o Brasil reduziu de maneira significativa o número de crianças e adolescentes que trabalhavam no país. Entretanto, muito ainda precisa ser feito para a erradicação do trabalho infantil em todo o território nacional. Estudos demonstram que trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças e dos adolescentes que o exercem. Esses jovens são afastados do convívio familiar e perdem o tempo valioso que teriam para brincar, descansar e estudar, além de ficarem vulneráveis a diversas formas de violência. O trabalho precoce pode, também, levar à queda do desempenho ou ao abandono escolar. Ainda foi trabalhada pela acadêmica de pedagogia Fabiana Santos a música “Criança não trabalha, criança dá trabalho”, com a realização de uma roda de conversa sobre o que criança pode ou não fazer.

No curso do Reforço Escolar as professoras Adriana, Domingas e Maria conceituaram o que se entende por trabalho infantil, identificaram os motivos que levam à exploração de crianças, o aliciamento de menores para o trabalho, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) refletiram sobre questões para que se façam valer os direitos das crianças e adolescentes, para que os mesmos possam ser respeitados, apresentando os argumentos numa linguagem simples e clara. Foi bem explicado que criança deve brincar, estudar e viver, e só trabalhar quando crescer. Todavia, foram apresentadas situações mais comuns de trabalho infantil no Brasil, como: trabalho doméstico, no comércio informal (feiras livres, lava jato e zona rural – colheita, atividade produtiva, plantio), dentre outras, para que as crianças compreendessem melhor o tema abordado.

Finalizando, foi montado um painel e um cartaz bem ilustrado com as atividades realizadas em sala em ambos os cursos.

A Fundação Khaledy Henrique parabeniza as professoras Adriana, Domingas, Fabiana e Maria, além da voluntária Camila Martins pela execução deste importante projeto.