Fundação Khaledy Henrique investe através do Projeto “Educar Superando Limites” na Formação Continuada da equipe técnica e colaboradores da instituição.

Estudo, reflexão, diálogo e troca de experiências enriquecem o conhecimento da Equipe Campeã.

Dando prosseguimento a formação continuada com o patrocínio do Banco do Itaú Social, neste segundo semestre no mês de agosto a psicóloga Eldyane Pereira trabalhou o tema “Novos Arranjos Familiares”, ressaltando como as famílias na atualidade já são diferentes da família tradicional, em que os pais, já no segundo casamento, unem filhos das relações anteriores, ou filhos que são criados pelas avós, ou ainda, das famílias em que um dos pais assume uma orientação sexual diferente da vivida até então, partindo para outro relacionamento. Isso porque, transformações sociais, culturais permitiram maior liberdade para as pessoas buscarem sua felicidade, sem se preocupar com o que a sociedade pensa. Ainda ressaltou, alguns prejuízos para a saúde emocional dos filhos, por isso, a importância do acompanhamento, do carinho e atenção para com os mesmos.

Já no mês de setembro o tema abordado foi “Dificuldades de Aprendizagem, Bullying e metodologias para transpor desafios”, ministrado pela pedagoga Zeila Nogueira, que afirmou que os profissionais da área de educação precisam lidar com alunos que apresentam os mais diversos históricos, principalmente na Fundação Khaledy Henrique. Muitos educandos possuem uma condição socioeconômica desfavorável, outros não recebem o incentivo correto para o estudo em casa e há os que apresentam problemas de fundo biológico. Neste último caso, estamos entrando no campo das dificuldades de aprendizagem. A dificuldade de aprendizagem está relacionada aos problemas que não decorrem de causas educativas, ou seja, aquelas instâncias em que, mesmo após uma mudança na abordagem educacional do professor, o aluno continua apresentando os mesmos sintomas. Isso aponta para a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que determinará quais são as causas da dificuldade em questão. Enfatizou que, frequentemente, alunos que apresentam sintomas relativos a problemas de atenção, ansiedade ou agitação desenvolvem os problemas por causa de algum conflito pessoal, familiar — e não por razões de mal funcionamento fisiológico, por isso, a importância da observação diária, do trabalho das assistentes sociais com as famílias, da dedicação, do amor e paciência para se alcançar os resultados esperados.

Está sendo muito produtivo e enriquecedor cada momento. Parabéns aos coordenadores pela preocupação em incentivar a formação continuada da equipe.