Fundação Khaledy Henrique participa da sensibilização do Projeto Meus Amigos Quelônios promovido pelo CESTE (Consórcio Estreito Energia).

Parceria com a DHES Consultoria oportunizando conhecimento e maior conscientização ambiental.

No dia 26 de agosto os alunos da Fundação Khaledy Henrique participaram de uma palestra educativa sobre uma campanha de sensibilização do Projeto “Meus Amigos Quelônios” realizada pelo CESTE (Consórcio Estreito Energia), em parceria com a DHES Consultoria Ambiental, com os profissionais Renan Rezende (engenheiro ambiental) e Vanessa Marques         (bióloga).

O tema teve sua introdução sendo apresentada a importância da flora e fauna brasileira, ressaltando os biomas Cerrado e Amazônico que predominam em nossa região, com exemplos das principais árvores, animais, focando os desafios à sobrevivência dos seres vivos, sobretudo dos “Quelônios”, que são as tartarugas, jabutis, cágados e tracajás. Explicando que nos meses de julho a outubro, é o período de defeso, tempo de reprodução destas espécies, e que algumas botam seus ovos na Ilha Cabral e regiões próximas. Que cada tartaruga bota em média de 56 a 60 ovos por vez, uma vez ao ano e que a estimativa é que de 100 tartarugas que nascem apenas 1 sobrevive a todas as adversidades (principalmente ação antrópica) e chegam a vida adulta.

Por isso a preocupação, a importância da sensibilização e multiplicação deste conhecimento para proteger estas espécies. Ressaltaram os órgãos responsáveis pela defesa e proteção dos recursos naturais, e em especial da fauna: Polícia Federal, Ibama (0800618080) e a Naturatins (0800631155), fornecendo os contatos para denúncia. Ao final houve sorteio de brindes, com cartilhas e jogos educativos.

Venha ser você também mais um amigo e protetor dos “Quelônios”, multiplique esse conhecimento, participe do projeto.