Fundação Khaledy Henrique realiza a 3ª Semana da Consciência Negra.

Apresentações culturais afrodescendentes e momentos de reflexão sobre o preconceito racial em parceria com algumas escolas, CRAS, APAE e Grupo JMC sensibilizou muitas crianças e adolescentes no auditório da instituição.

No dia 20 de novembro, dia em que se comemora nacionalmente o dia da Consciência Negra a Fundação Khaledy Henrique com o objetivo de valorizar a formação do povo brasileiro demonstrando e ressaltando o quão rica é a Cultura Negra e sua importância na formação de nossa sociedade realizou o projeto da 3ª Semana da Consciência Negra que contou com a participação das escolas: Eureka, Centro Educacional Gênesis, Colégio Transamazônico, 08 de Março e João Castelo, além das participações do CRAS, APAE e Grupo Jovens Missionários em Cristo (JMC), nos dias 20 e 22 de novembro no auditório da instituição.

Através de apresentações culturais e o desenvolvimento de atividades artísticas, buscou-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, consequentemente, a sociedade; tendo como finalidade principal a tentativa de despertar o educando e a comunidade para um fato do cotidiano que é a discriminação racial e a intolerância com outra cultura, com a diversidade.

No dia 20, a abertura contou com Talita Bessa explicando o motivo da escolha da data do dia 20 de novembro, em virtude da morte de Zumbi, líder do maior quilombo na época, dos Palmares e foi eleito como símbolo da luta de resistência do negro ao longo dos quase trezentos anos de escravidão no Brasil, ressaltou também e ilustrou a trajetória do projeto até chegar na 3ª Semana da Consciência Negra. Dando continuidade, o Grupo Recriar apresentou a coreografia da música Waka Waka (Shakira), o CRAS trouxe alunos do curso de música (professor Pablo Barbosa) que tocaram o ritmo Olodum, alunos da Fundação cursos informática e esporte apresentaram a história dos atletas negros Vinícius Júnior (jogador de futebol) e Usain Bolt (velocista), ressaltando casos de sucesso, talentos no esporte, apresentação dos alunos do Gênesis que trouxeram a dança do Maculelê e finalizando, os alunos da Escola 08 de Março que apresentou a coreografia da música “Pérola Negra”. Ainda ocorreu a entrega da premiação para os ganhadores do Projeto Soletrando que aconteceu no espaço da Brinquedoteca, primeiro, segundo e terceiro lugares.

Foi um dia que superou as expectativas, a coordenação agradece e parabeniza a participação de todos, inclusive dos convidados externos, escolas e parceiros que contribuíram para enriquecer ainda mais o evento e a sensibilização para este tema tão importante de ser trabalhado com nossos educandos.

Fundação Khaledy Henrique realiza a 3ª Semana da Consciência Negra.