Fundação Khaledy Henrique sensibiliza crianças que participam da Brinquedoteca sobre a importância da árvore.

Dia da Árvore marca a chegada da primavera.

Do dia 15 a 25 de setembro a Brinquedoteca desenvolveu o Projeto Árvore, sensibilizando as crianças sobre a importância das árvores para a manutenção da vida na Terra, chamando também a atenção para os cuidados que se deve ter para preservar a natureza.

Foi realizada uma produção de texto com o tema “a árvore dos meus sonhos”, as turmas foram divididas em dois grupos para realizarem um jogo de perguntas e respostas sobre a importância da árvore para os seres vivos na Terra, com premiação para o grupo vencedor que acertasse mais questões. Foi realizado também um painel com trabalhos ilustrando a árvore com bolinhas de papel crepom e lápis de cor, refletindo sobre o texto “Salve as nossas árvores”; além de uma roda de conversas refletindo sobre a frase: “se a árvore desse sinal de internet todo mundo plantaria”, todos apresentaram sua opinião e argumentaram.

No dia 25, a coordenadora de projetos Talita Bessa foi convidada a complementar a reflexão sobre o tema, sendo assim, apresentou uma poesia que focava a beleza das flores e árvores, todavia, frisava que só beleza se não for útil de nada vale. Então, dialogou com os educandos que além de sua própria beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, realizam a fotossíntese, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais, contribuindo para a existência da biodiversidade. Além disso, para o ser humano, as árvores oferecem a madeira, o carvão, os frutos, as flores e as matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e uma infinidade de produtos. Por isso, ao derrubá-las, devemos ter em mente a necessidade de replantá-las. O reflorestamento, felizmente, tem se tornado mais comum. Nunca é demais lembrar, também, que o pau-brasil deu o nome ao nosso país.

Parabéns a coordenadora da Brinquedoteca Fabiana Santos pelo desenvolvimento do projeto e para os alunos pela participação; Fundação Khaledy formando cidadãos, educando para transformar.

Dia da Árvore marca a chegada da primavera.