Fundação Khaledy promove oficina Conheça seus direitos e deveres – com o foco no Estatuto dos direitos da criança e do adolescente.

Momento de reflexão para vivência em sociedade.

Foi realizado no mês de outubro uma oficina com o intuito de trabalhar as questões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com os adolescentes atendidos pela Fundação Khaledy Henrique, foi ressaltado que o estatuto é um conjunto de leis que se referem a pessoas que pertencem a um determinado grupo, com características comuns, como temos o Estatuto do Idoso, do Índio, etc... Preocupada com a proteção, segurança e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes que o psicólogo Sandro promoveu uma oficina que elucidasse, trazendo à tona questões para reflexão sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes para viverem em sociedade.

Para tudo deve ser levada em conta a condição peculiar de crianças e adolescentes serem pessoas em desenvolvimento – a criança e o adolescente têm os mesmos direitos que uma pessoa adulta e, além disso, têm alguns direitos especiais, por estarem em desenvolvimento físico, psicológico, moral e social. As crianças e os adolescentes não conhecem todos os seus direitos e por isso não têm condições de exigir, então é muito importante que todos conheçam o ECA para que se possa conseguir uma sociedade mais justa para todos.

Pois, este ano, comemorou-se 25 anos da existência do ECA,  que foi aprovado em 1990 e reforça que a responsabilidade de proteção integral das crianças e adolescentes até os 18 anos são de responsabilidade da sociedade e do Estado. O artigo 227 da Constituição Federal de 1988 estabeleceu que é o dever da família, da sociedade e do Estado "assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Momento de reflexão para vivência em sociedade.