Projeto “Desenvolvimento do Cérebro” é realizado com as crianças que participam da brinquedoteca na Fundação Khaledy Henrique.

Palestra realizada pela psicóloga Eldyane Pereira ressalta o “funcionamento do cérebro, sua importância e como estimulá-lo para obter melhores resultados”.

No final do mês de maio (de 15 a 29) foi realizado o projeto “Desenvolvimento do Cérebro” com as crianças assistidas pela Fundação Khaledy Henrique no espaço da Brinquedoteca. Para iniciar a reflexão sobre este tema a psicóloga Eldyane Pereira ministrou uma palestra para os educandos sobre o funcionamento do cérebro, ressaltando sua importância para o ser humano, apresentando sua composição, sua estrutura, suas funções, como acontece seu crescimento e focando como estimular o cérebro para obter melhores resultados no dia a dia nas realizações das ações, na escola, no trabalho, em casa, dentre outras.

Eldyane explicou que nosso corpo é comandado por uma máquina fantástica, responsável por controlar simplesmente tudo que fazemos e, até quando estamos dormindo ele está trabalhando. O nome dessa estrutura fantástica? Cérebro!

É o cérebro que marca a diferença peculiar entre os seres humanos e as outras espécies animais. Ele consegue ter essa capacidade em função dos neurônios, células especializadas, que tem a importante função de transmitir, processar e armazenar informações. Tudo isso ocorre porque os neurônios comunicam-se através das sinapses, que representam a conexão entre dois neurônios. Estima-se que haja aproximadamente 100 bilhões de neurônios em cada estrutura cerebral. Cada neurônio tem capacidade para estabelecer cerca de 60 mil sinapses. Incrível, não!

A coordenadora da brinquedoteca a acadêmica de pedagogia Fabiana Santos oportunizou uma série de atividades para que os participantes refletissem ainda mais sobre o tema apresentado, como a realização de uma produção de texto, dinâmicas sobre as funções do cérebro, ressaltando a criatividade e o raciocínio, elaboração de cartazes com o desenho do cérebro detalhando suas partes, nomes e funções, atividades com palavras cruzadas, jogo da velha e finalizando com muita descontração com a coreografia da música “Partes do corpo humano”, da artista XUXA, convidando os alunos a acompanhar com gestos e expressões corporais a letra e o ritmo.

Parabéns pela execução do projeto Eldyane e Fabiana, muito interessante a temática e a reflexão proposta.