Projeto Vida proporciona oficina sobre Sexualidade ressaltando as “redes sociais e seus riscos para os adolescentes”.

Fundação Khaledy e Banco da Amazônia investindo em conhecimento e prevenção.

Alunos da Fundação Khaledy Henrique, participantes do “Projeto Vida”, estiveram na sexta-feira, dia 04 de novembro, reunidos na sala 03 em mais uma Oficina desenvolvida pelo projeto, patrocinado pelo Banco da Amazônia, desta vez trabalhando o eixo temático “As Redes Sociais e seus Riscos”. Neste primeiro momento contamos com o psicólogo Sandro Rocha Alencar, que direcionou o momento em uma conversa descontraída que teve como principal objetivo promover a conscientização, comunicação participativa e o senso crítico entre os jovens.

O psicólogo de uma maneira clara e descontraída falou aos adolescentes sobre namoro virtual, e que os relacionamentos virtuais são uma ótima forma de conhecer novas pessoas. São ideais para pessoas tímidas que têm dificuldade em falar abertamente e para pessoas que procuram alguém diferente do que encontram na sua cidade, no entanto, há vários riscos. Enquanto que na vida real somos cautelosos e não partilhamos os nossos sentimentos rapidamente, no mundo online baixamos a guarda e contamos toda a nossa vida facilmente. Namoros, principalmente pela internet, podem abrir portas para certas vulnerabilidades. Alguns dos potenciais perigos do namoro virtual estão: golpistas atrás de dinheiro, assediadores e criminosos, como os pedófilos e exploradores sexuais. Há ainda, a questão da invasão de privacidade, um dos crimes que tem obtido bastante destaque atualmente é o crime relacionado à calúnia e difamação. Outro assunto importante abordado foi sobre assédio sexual, moral e psicológico que são os três tipos de assédio. Sendo o assédio moral a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, já o assédio sexual, uma forma de assédio mais constrangedor e violento, porque sugere ou busca de fato favores sexuais e atrelado a essa questão a violência psicológica pode assumir a forma de assédio sexual ou racismo, se tiver uma componente sexual ou racial. Quando essa componente não existe, fala-se, entre outros, de bullying, mobbing, abuso emocional, terror psicológico, assédio moral ou assédio psicológico, muito comum nos dias atuais.

Com este trabalho a Fundação Khaledy acredita estar acrescentando na educação sexual na vida de jovens e adolescentes e como ela pode ser importante no enfrentamento à violência a que essa parcela da população tem sido exposta, principalmente as mulheres.

Venha ser um parceiro, venha conhecer nossos projetos que se preocupam com a formação integral de crianças e jovens de Estreito – MA.

Fundação Khaledy e Banco da Amazônia investindo em conhecimento e prevenção.