Projeto Vida realiza “Caravana da Sexualidade” investindo na prevenção da gravidez na adolescência e DST’s com o apoio do Banco da Amazônia.

Fundação Khaledy Henrique e Banco da Amazônia parceria de sucesso trabalhando na formação integral de cidadãos em Estreito – MA.

A adolescência é uma fase bem complicada e conturbada de lidar, ainda mais quando os hormônios começam a borbulhar, e ninguém consegue segurar. Portanto todo cuidado, precaução e aconselhamentos são bem vindos para evitar uma indesejável gravidez ou DST’s/AIDS. Pensando nisto, o Projeto Vida patrocinado pelo Banco da Amazônia, criou uma peça teatral abordando este assunto para sensibilizar os jovens e propor uma reflexão sobre o tema. Sendo assim, a Fundação Khaledy Henrique realizou a “Caravana da Sexualidade” com início no fim do mês de setembro, na qual uma equipe de alunos juntamente com a professora de educação sexual e também técnica em enfermagem com a assistente social, apresentaram em três escolas públicas, sendo elas: o Colégio Transamazônico, Unidade Integrada Frei Gil (Bandeirantes) e por último no Colégio João Castelo. A peça conta a história de um casal de adolescentes apaixonados e desprovidos de conhecimento, que resolveram avançar em sua relação ocasionando uma gravidez indesejada, pois, não houve prevenção e muito menos diálogo por parte da família. A mãe da adolescente é totalmente desligada e negligente, não demonstrando atenção à filha.

Foi um trabalho dedicado a todos os jovens e adolescentes pela necessidade de reflexão sobre a gravidez na adolescência e DST’s/AIDS. Ao final da peça a assistente social falou sobre a importância da vida e seus cuidados, conscientizou a todos para viverem em segurança e não perderem seu futuro que ainda é grande pela frente. Gravidez não é acidente, e filhos é coisa séria, é vida que necessita de cuidados, carinho e atenção. Nem todos estão preparados. Muitos questionamentos permeiam a cabeça dos adolescentes, nem todos procuram os pais para esclarecimentos e ainda existem pais que não conversam. Seja por falta de tempo ou por não saberem como conversar tornando-se um tabu. Desta forma, muitos procuram tirar suas dúvidas com amigos os quais acabam aprendendo de forma errada o que queriam e quando os pais se dão conta, o pior já aconteceu.

Foi um trabalho sério, mas divertido, pois, de forma muito descontraída trabalhamos para promover reflexão e sensibilização a todos. E para deixar registrado foram entregues panfletos sobre as diferentes maneiras de prevenção e como se prevenir.